Capítulo 13 - Coréia do Sul - 2008


Passaram-se 15 dias no Brasil e tive que fazer as malas novamente e o destino foi a Coreia do Sul.

A passagem pela Coreia foi de apenas uma semana e não tive tempo de ir a nenhum lugar turístico. Viajei bastante por lá pois fui visitar várias usinas e portos, com um grupo de engenheiros da empresa onde eu trabalho, e passei por algumas situações bem diferentes.

Assim que cheguei, eu me desencontrei do grupo, pois eles chegaram em um voo antes do meu. Então, resolvi dar umas voltas em um mercado típico de artesanato. Acho que esse foi o lugar mais turístico que eu visitei. Comprei algumas lembrancinhas e peguei o metrô de volta para o hotel porque já era final de tarde e eu estava muito cansada da viagem. Jantei no próprio hotel e no dia seguinte começaríamos uma série de visitas sem descanso.

Deixo aqui apenas uma foto de um dos portos, só para registrar.



A comida não me agradou em nada, o cheiro não me atraiu e então foi bem complicado. Em todas as noites tínhamos jantares formais e até que tentei comer de tudo, mas dessa vez não deu. Nunca bebi tanta Coca-Cola na minha vida. A cada mordida eu bebia muita Coca-Cola.

Em um dos jantares fomos a uma churrascaria típica coreana. Sentamos em almofadas no chão e na mesa havia uma espécie de exaustor. Era ali que a brasa queimava e onde colocaríamos as carnes para cozinhar. Eu consegui comer um pouquinho do churrasco, mas as outras comidas, como intestino cru, carne de cavalo (essa eu tive que provar) e outras comidas que para mim eram bem estranhas, foi bem complicado de comer. Sempre que retornávamos ao hotel eu pedia um sanduíche. Outro ponto interessante da cultura coreana é o fato de que em jantares de negócio todos têm que tomar bebida alcoólica. Eles acreditam que se você não tem confiança suficiente para se deixar embriagar na frente deles (não é ficar bêbado completamente), e vice-versa, então não terão confiança suficiente para fazerem negócio. É um conceito interessante, não acha?

Seguimos viajando pelo interior do país e em alguns lugares fomos de ônibus. Foram 5 horas de viagem em ônibus e em uma das paradas para a ida ao banheiro, passei por uma situação bem engraçada. Entrei na primeira portinha e tinha uma louça em forma de buraco no chão. Resolvi buscar outra portinha e tinha a mesma coisa, na terceira entendi que assim era o banheiro. Na verdade muito mais higiênico do que o nosso, porque não havia maneira de sentar naquilo, mas bem diferente para os meus costumes. Levei um certo tempo até eu conseguir traçar uma estratégia para usar aquele aparato. Nesta viagem eu não tirei muitas fotos porque como eu disse não fui a nenhum lugar turístico e também não estava de férias.

Uma semana depois eu já estava de volta ao Brasil e em setembro deste mesmo ano eu fui, de férias, para a Argentina que contei no capítulo anterior sobre esse país.

No final do ano de 2008 veio a grande crise e como não tínhamos certeza do que iria acontecer, em 2009 eu não viajei de férias a nenhum outro país. No início do ano de 2009 eu estive na Colômbia, mas também foi rápido e não fui a nenhum lugar turístico.

No final de 2009, o mundo já se recuperava da crise e então eu pude voltar a planejar minhas próximas férias. E em 2010 veja só como foi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário